Prevenção

PROGRAMA SEMEAR

O Programa SEMEAR surgiu em 2006, diante do entendimento da OSC em ofertar um serviço que promovesse o fortalecimento de vínculos, tanto familiares como comunitários, a defesa e garantia de direitos e principalmente, o enfrentamento a situações de violência vivenciadas por crianças, adolescentes, jovens e adultos, com foco na valorização da vida e no desenvolvimento humano.

 

Fundamentos do Programa SEMEAR
 

Todas as ações desenvolvidas pelo Programa SEMEAR partem da compreensão de que o ser humano é um ser complexo, único e integral. Como aborda Zen (2009, p.18)[1] 
 

(...) o homem só poderá ser compreendido na totalidade dos conjuntos funcionais que compõem o psiquismo humano formado pela afetividade, cognição, motricidade e pessoa. Ao tentar isolar qualquer uma dessas dimensões, incorre-se no erro de analisar o desenvolvimento humano de forma incompleta e fragmentada.

 

É a partir dessa visão que as diferentes propostas trabalham com o público-alvo olhando-o em sua totalidade, sabendo que há diversos aspectos constituintes, questões sociais, culturais, emocionais, físicas, entre outros, que devem ser consideradas e trabalhadas em seu conjunto, sem fragmentá-las.
 

Valorizamos a escuta e a fala, ofertamos espaço seguro, livre de julgamento. Todas as ações são focadas no sujeito, em suas singularidades e suas necessidades.
 

Quando o olhar está no sujeito, as ferramentas e as habilidades desenvolvidas, por meio das propostas, são significativas e úteis em seu dia a dia, pois estão conectadas com a realidade de cada pessoa.
 

Compreendemos que a verdadeira conexão com cada sujeito que participa do Programa SEMEAR é fundamental para que o vínculo seja estabelecido e a relação de confiança e de construção mútua aconteça. Acreditamos que cada pessoa tem muito a contribuir, suas experiências de vida são oportunidades de aprendizagem e de identificação.

 

PÚBLICO-ALVO

Crianças, adolescentes, jovens e adultos, de instituições educacionais, militares e sociais.

 

PERIODICIDADE DO SERVIÇO

Quinzenal, ou conforme a demanda.

 

RECONHECIMENTO SEMEAR

Condecoração da Ordem do Mérito do Ministério Público Militar, de Bons Serviços prestados, por meio do Programa Semear dentro dos Quartéis em Curitiba/PR. Aconteceu em Brasília/DF.

Imagem30.png

FOTOS